top of page

Sobre o direito de NÃO desistir

Um texto para todas as mulheres fortes que conheço

ree

Quantas vezes você já se viu extremamente cansada, exausta, sem forças para continuar? Quantas vezes quis desistir de tudo? Olhou para seus filhos, seu marido, sua casa, seu trabalho, seu cachorro ou gatinho, para sua família e pensou: "eu não posso desistir".


Esse sentimento de não se sentir no direito de desistir é uma das piores sensações do mundo, pois desistir de algo parece ser algo tão simples, mas não é.


O problema fica ainda mais grave quando percebemos que desistir não é uma opção, mas a primeira coisa a cair na desistência somos nós mesmos.

Desistimos do cabelo arrumado e assumimos um rabo de cavalo bem ressecado. Desistimos de um bom hidratante para melhorar a autoestima e assumimos a face do cansaço. Unhas, roupas, acessórios, tudo se torna banal num mar imenso de auto abandono, de cansaço.


Pois bem, a verdade é que você não precisa desistir. É importante lembrar que somos parte de um todo: família, amigos, trabalho. Pessoas contam com a nossa força todo santo dia, e acredito, de fato, que somos fortes, pois apesar de tanto cansaço, estamos aqui, buscando maneiras de viver.


Mas tenho algo para te contar que talvez possa te ajudar.


Esse sentimento de não ter o direito de desistir pode ser mais leve quando você olha para dentro de si e entende o que te faz tão forte. Essa vontade também pode ser dissipada quando você passa a selecionar suas prioridades, falando até de pessoas.


Foque em manter por perto pessoas que te ajudem a manter o ânimo. Exclua tudo o que seja tóxico. Se tem amigos e familiares que insistem com ânimo negativo, evite o máximo que puder. As redes sociais te deixam para baixo? Você precisa delas para viver? Se sim, use para trabalhar; se não, fique o menor tempo possível ou nenhum.


Mantenha os bons amigos por perto. Dialogue com seu parceiro(a) e peça ajuda. Se te ama de verdade, vai entender e saber como dividir esse peso que você carrega.


E, por mais que seja um desafio, priorize seu bem-estar. Se você não estiver bem, seus filhos não vão estar bem, sua família não vai estar bem.


Certa vez, li sobre a metáfora da máscara de oxigênio, e até hoje uso ela como exemplo para minha vida. Vou te contar:


“Quando viajamos de avião, as aeromoças nos fornecem diversas instruções a serem seguidas durante o voo, incluindo aquelas relacionadas a possíveis emergências. Entre essas instruções, há uma referente à máscara de oxigênio. As aeromoças explicam que, em caso de necessidade, as máscaras cairão automaticamente e que, para ajudar a si mesmo e aos outros, é preciso primeiro colocar a sua própria máscara antes de ajudar os demais.”


Entendeu?


Você não se sente no direito de desistir não é porque não o tenha, é porque você é forte.


Um dos meus atores preferidos -Johnny Depp- disse: "Você nunca sabe a força que tem até que a sua única alternativa é ser forte".


Se esse texto fez sentido para você, envie para uma amiga e dê sentido para mais pessoas.




 
 
 

Comentários


bottom of page