A ilusão da perfeição feminina nas redes sociais
- Débora Costa
- 5 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Como ser a mulher perfeita em 2023? Essa é uma pergunta que muitas mulheres fazem quando se deparam com postagens de outras mulheres aparentemente bem-sucedidas, num cenário perfeito, beleza estonteante e uma vida suave e leve..
Infelizmente, muitas mulheres se sentem pressionadas a seguir um padrão inatingível e acabam comprando cursos, produtos e serviços que prometem transformá-las na mãe perfeita, na empreendedora perfeita, na pose perfeita, na make perfeita e assim por diante.
E por trás desses produtos, há sempre uma imagem perfeita de uma outra mulher que parece ter tudo sob controle.
E você sabe como as redes sociais moldam essa mulher perfeita?
Eu vou te contar:
Ela abre a câmera do seu celular para gravar um vídeo. Mas, não pode ser a câmera comum, precisa ser a câmera de um aplicativo com filtro como o TikTok ou Instagram.
Ela escolhe o filtro que menos transpareça o cansaço;
Ela escolhe o ambiente perfeito. Se a casa estiver com as paredes sujas das canetinhas das crianças, com certeza o vídeo vai flopar (não vai ser curtido). Então, ela escolhe um ambiente, mesmo que não seja a casa dela, mas que transpareça a sua vida perfeita;
Ela conta uma história curta sobre como sua vida é bem sucedida: filhos felizes que nunca fazem birra, sobre como dá conta de trabalho, casa e estudos, como a alimentação da sua família é perfeitamente saudável, como sua viajem de férias foi romântica e perfeita,
Por fim, ela convence outras mulheres que elas também pode conquistar isso tudo clicando num link;
Então, chove comentários das mulheres que se sentirão tão frustradas e cansadas por não ter isso, que vão implorar pelo curso;
Um detalhe importante, algumas mulheres tentam dizer nos comentários que sua vida não é perfeita, mas, tá tudo bem. Comentários são comentários e o que importa é o tal do engajamento.
Desmistificando a busca pela perfeição: a importância da autenticidade e da valorização das próprias conquistas.
Caras leitoras, espero de coração que entendam que isso não é uma crítica a uma mulher, personalidade ou até mesmo aos cursos que são ofertados em redes sociais. Existem muitos que são realmente válidos e eficazes.
Esse texto é também um desabafo. Também me sinto cansada de tanta “perfeição” irreal.
A questão é que não existe uma receita mágica para ser a mulher perfeita em 2023 ou em qualquer outro ano. Cada mulher tem suas próprias habilidades, desafios e limitações. É importante valorizar suas próprias conquistas, em vez de se comparar com outras mulheres.
É importante lembrar que a perfeição é uma ilusão que muitas vezes é vendida nas redes sociais.
Não caia na armadilha de fingir que sua vida é perfeita. A autenticidade e a vulnerabilidade são mais atraentes do que a perfeição fabricada. Seja você mesma, se quer compartilhar, compartilhe suas vitórias e desafios, ajude outras mulheres a se sentirem mais confiantes e amadas por quem são.
Lembre-se: a mulher perfeita é aquela que se ama e se valoriza como é, sem precisar de filtros ou maquiagens.
Se você se identificou com esse texto e acha que pode ajudar outras mulheres a refletir sobre a pressão da perfeição nas redes sociais, compartilhe-o com elas. Vamos juntas nos encorajar a valorizar nossas próprias conquistas, sem nos compararmos com padrões inatingíveis.

Comentários